-
Arquitetos: TANGRAM architecture and urban landscape
- Área: 30000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:John Lewis Marshall, meijeske fotografie
-
Fabricantes: Alkondor, AutoDesk, Engels Baksteen, Geelen Beton, Scheuten Glass, Trimble, VPT Versteeg
Rhapsody in West é um empreendimento residencial localizado em um terreno complexo próximo à movimentada rodovia periférica de Amsterdã, na orla do bairro de Kolenkit. Há dez anos, esta área foi designada como uma das regiões mais carentes da Holanda e seu desenvolvimento foi adiado por muito tempo.
Durante anos, esse local pouco desenvolvido teve uma função importante para o bairro como espaço verde e ponto de encontro. A difícil tarefa de realizar este extenso projeto foi alcançada graças a uma colaboração única entre arquitetos, construtores, investidores, a prefeitura e os residentes locais. Esta iniciativa foi liderada pelo escritório TANGRAM Architekten, urbanistas do Urban Sync e o coletivo de artistas Cascoland em nome do bairro.
O conjunto oferece uma solução para vários desafios, como ruído, poluição, conservação de energia, gestão de água, mitigação de calor, construção da comunidade e segurança social. Combina alta densidade com muito espaço para vegetação e água. Além disso, continua sendo um ponto de encontro para o bairro.
Para tornar o espaço habitável, dois dos edifícios funcionam como uma tela de proteção contra o ruído da via. O ruído residual é desviado pelas formas arredondadas dos blocos e é parcialmente absorvido pelas fachadas e pela vegetação abundante. Como não há fachadas paralelas entre os prédios, o som não pode reverberar. O resultado é espetacular: o jardim parece um oásis na cidade.
Aproveitando a diferença de altura com a ponte adjacente, é criado um espaço para ocultar o estacionamento, as unidades de armazenamento e o sistema de coleta de águas pluviais. O jardim, com pomares abertos, confere um espaçamento entre os blocos, tornando o complexo um lugar acolhedor.
Estabelecer um bom relacionamento com a vizinhança foi fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, foi reintroduzido o antigo ponto de encontro, assim como uma estufa na praça que funciona espaço onde são realizados eventos. Existem outras facilidades como um espaço para hóspedes, uma cafetaria e uma sala de reuniões onde as pessoas podem comer, beber, trabalhar ou frequentar cursos noturnos. O proprietário, CBRE, também oferece serviços adicionais, como carros e bicicletas elétricas compartilhados e o serviço de entrega. Rhapsody é caracterizado por sua abertura. Devido a distribuição dos blocos, há sempre "olhos para a rua" desde os apartamentos e vistas desimpedidas para o espaço público. Cinco gestores da comunidade local (quatro dos quais moram no edifício) fortalecem o contato entre os moradores e a vizinhança. Eles cuidam da qualidade de vida e organizam atividades.
O projeto habitacional é muito flexível em seu design. Diferentes layouts nos blocos são possíveis agora e no futuro, com apartamentos variando entre 50 e 110 metros quadrados ou mais. Graças a isso, as necessidades dos (futuros) residentes são levadas em consideração e seu valor é preservado ao longo do tempo. Vale destacar o excelente desempenho energético do complexo. Ele funciona como uma fábrica de energia e os residentes fornecem a energia excedente à rede após deduzir o seu próprio uso. Isso é possível graças a várias medidas, entre outras, o grande número de painéis fotovoltaicos nas coberturas.